Depositos a Prazo

Agosto 03 2011

Rendibilizar 500 euros em seis meses ou num ano pode ser mais proveitoso na Internet do que nas agências, a não ser que queira domiciliar o seu ordenado no Banco Popular, ou tornar-se cliente da instituição. As taxas mais atractivas funcionam como isco para atrair novos clientes.

 

Depósitos a curto prazo: pela Internet ou no balcão? Foi esta a questão que moveu o Negócios a fazer uma ronda pelos dez bancos com um total de activo maior em 2010, segundo o Boletim Estatístico da Associação Portuguesa de Bancos, e pelos três bancos "on-line": Banco BIG, Activo Bank e Banco Best. 

Tínhamos 500 euros e queríamos investi-los num depósito a prazo a seis meses ou um ano, no máximo. Excluímos as contas-poupança e os produtos exclusivos para habitação, reformados ou emigrantes. Descobrimos que a Internet pode ser a melhor opção, caso não queira domiciliar o seu ordenado no Banco Popular ou tornar-se cliente da mesma instituição. Nestes casos, torna-se a opção mais vantajosa. 

A Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Banco Espírito Santo (BES), o Santander Totta e o Barclays não disponibilizam nenhum produto para este prazo e quantia ao balcão. Já o Crédito Agrícola e o Banif não o fazem pela Internet. 

Nas aplicações a seis meses pela Internet, o Banco BIG e o Activo Bank oferecem as melhores taxas de juro, sobretudo se for um cliente novo no primeiro e subscrever o Super Depósito 5,5%, com uma Taxa Anual Nominal Líquida (TANL) de 4,32%. Depois deste, quer o Depósito a Prazo do Banco BIG, quer o Depósito Net Activo e o Depósito a Prazo Escolha o Prazo Juros no Vencimento, do Activo Bank rendem 2,55%. 

Nos outros dez bancos analisados pelo Negócios, é a Caixa quem apresenta a melhor taxa para o investimento "on-line" em seis meses. Os clientes Caixazul podem usufruir do Caixazul Netpr@azo 6M, com uma TANL de 2,09%, enquanto as mulheres usufruem de um depósito a 2,08%, taxa igual ao depósito dos jovens e dos clientes que subscrevam o CaixaNet M@is 6M. 

Se quiser subscrever uma poupança "on-line" a um ano, deve dirigir-se às mesmas instituições. 
No Banco BIG, usufrui de uma TANL de 2,94%, com o Depósito a Prazo e no Activo Bank usufrui de 2,75% no Depósito Net Activo. Na CGD, lucra 2,59% se for jovem, mulher ou subscrever o CaixaNet M@is 12 M. Caso seja um cliente Caixazul, a aplicação Caixazul Netpr@zo 12M dá-lhe uma TANL de 2,66%. 

O que se passa ao balcão 
Nas aplicações ao balcão, a seis meses, a melhor taxa de juro é encontrada no Depósito Ouro Crescente, do Banco Popular, exclusivo para clientes novos. A taxa vai crescendo durante este período e oferece uma TANL média de 3,53%. No Millennium BCP, os jovens entre os 18 e os 25 anos podem usufruir de uma TANL de 1,78%, caso subscrevam o Poupança Jovem 18-25. Se resolver prolongar os seis meses, pode contar com um prémio de 0,125% por semestre, até um máximo de 1%. 

Nos depósitos a prazo a 12 meses, são as mesmas instituições que apresentam as melhores taxas de juro ao balcão. O Depósito Ordenado, do Banco Popular, apresenta uma TANL de 5,49%, enquanto o Depósito Ouro Plus 12 meses brinda os clientes novos com uma TANL média de 3,53%. No Banco BPI, o Depósito Especial 1 ano USD, em dólares norte-americanos, rende 1,88%, enquanto que o Poupança Amanhã, do Millennium bcp rende 1,57%. 

Para o cenário apresentado, só foi possível encontrar depósitos a prazo a seis meses e a um ano ao balcão no Millennium, BPI, Montepio, Crédito Agrícola, Banif e Banco Popular.

fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/

publicado por adm às 22:43

pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links