Depositos a Prazo

Junho 04 2011

A “Nova Conta Rendimento CR” oferece uma TANB média de 4,25%. Na “Special One”, essa taxa vai no máximo até 4%.

Cristiano Ronaldo e José Mourinho estão do mesmo lado do campo na liga espanhola de futebol mas em territórios distintos do campeonato publicitário dos bancos. As duas estrelas do futebol dão a cara por produtos dos dois maiores bancos privados portugueses. O maior treinador do futebol mundial foi recentemente escolhido pelo Millennium bcp para ser o rosto da sua marca e já há oito anos que o craque madeirense dá toques publicitários em produtos do Banco Espírito Santo. Neste momento, os dois bancos têm em campanha aplicações a prazo associadas à imagem das duas estrelas do futebol mundial: o depósito "Special One", no caso do Millennium, e a "Nova Conta Rendimento CR", no caso do BES. Contudo, apesar de serem para prazos distintos, uma análise aos dois produtos permite concluir que a taxa de juro vencedora é a oferecida pelo depósito do BES.

A "Nova Conta Rendimento CR" é uma aplicação a três anos remunerada a taxas crescentes que rende ao fim desse prazo uma TANB (Taxa Anual Nominal Bruta) média de 4,25% (3,34%, líquidos). Já o "Special One" é um depósito a dois anos , também com taxas de juro crescentes, mas cuja TANB média é estabelecida por patamares - 3,5% (2,75% líquidos), 3,75% (2,94% líquidos) e 4% (3,14% líquidos) consoante o montante de constituição aumenta. Para uma aplicação de 25.000 euros o produto do BES terá um retorno de 835 euros ao fim de três anos. Já a aplicação no depósito do Millennium renderá ao fim de dois anos 785 euros.

O principal inconveniente é o facto de que, em qualquer das aplicações, a remuneração atribuída ser a taxas crescentes. Ou seja, para conseguir a remuneração máxima, o cliente terá de esperar até ao fim do prazo para a amealhar. Contudo, na "Nova Conta Rendimento CR", as aplicações até 10 mil euros, mesmo que o cliente opte por resgatar o dinheiro ao fim de dois anos este terá rendido o mesmo que no depósito "Special One". Nos primeiros dois anos, para o produto associado a Mourinho bater o de Cristiano Ronaldo o cliente terá de constituir o depósito pelo menos com 10 mil euros.

Mas, em qualquer dos casos, se formos comparar com as taxas de juro das aplicações a 12 euros, é possível encontrar produtos a oferecerem remunerações mais atractivas. É o caso, por exemplo, do DP TOP do Banco BiG que tem uma remuneração líquida de 3,34% (igual à oferecida pelo BES) mas que é conseguida logo no primeiro ano nas aplicações a partir de 10 mil euros. Para montantes inferiores, o Banco Popular e ActivoBank oferecem uma remuneração líquida de 3,14% logo no final do primeiro ano, em aplicações a partir de três mil e mil euros, respectivamente.

Aliás, tendo em conta a expectativa actual em relação à subida das remunerações oferecidas pelos depósitos a prazo, poderá ser mais vantajoso neste momento privilegiar aplicações com prazos mais encurtados. Esta opção facilita a mudança para outras aplicações que entretanto possam surgir a oferecer remunerações mais elevadas e não ter que esperar pelo final do prazo para arrecadar a totalidade do juro oferecido nestes produtos de taxas crescentes. Curiosamente, quem subscreveu há um mês o produto publicitado por Cristiano Ronaldo tem direito a uma remuneração bruta de 3,50%, 0,75 pontos abaixo da que está a ser oferecida actualmente.


"Nova conta Rendimento CR" do BES

- Montante mínimo: 1.000 euros

- Prazo: Depósito a três anos

- Remuneração: Taxas crescentes, com pagamento semestral de juros

- TANB Média: 4,25%

- O pagamento de juros semestral dá uma maior flexibilidade de resgate já que ocorre apenas a perda dos juros desse período.

- Como é remunerado a taxas crescentes, é necessário manter a aplicação durante três anos para garantir a remuneração máxima.

- Mobilização antecipada total ou parcial com penalização de juros vincentes e não pagos.

 

Depósito "Special One" do Millennium

- Montante mínimo: 1.000 euros

- Prazo: Depósito a dois anos

- Remuneração: Taxas crescentes, com pagamento anual de juros

- TANB Média: 3,5% (até 10 mil euros); 3,75% (de 10 mil a 25 mil euros); 4% (a partir de 25 mil euros)

- Quanto mais elevado o montante da aplicação mais alto é o juro oferecido.

- Como é remunerado a taxas crescentes, é necessário esperar até ao fim do prazo para garantir a remuneração máxima.

- Mobilização antecipada total ou parcial com penalização de juros corridos no ano em curso.

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 20:50

pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links